Devoção dos Cinco Primeiros Sábados

PRÁTICA DOS CINCO PRIMEIROS SÁBADOS

Esta devoção foi revelada à Irmã Lúcia, em Tuy, na Espanha em 10 de dezembro de 1925.

FAÇA COM QUE SEU AMOR RETIRE OS ESPINHOS DO IMACULADO CORAÇÃO DA VIRGEM MARIA.

Não deixe a sua Santíssima Mãe sozinha na tristeza causada pelos que a ofendem.

“E tu? Tens espalhado pelo mundo aquilo que a mãe do céu te pediu”?

A GRANDE PROMESSA

A quem praticar está devoção nas condições exigidas, Nossa Senhora compromete-se a assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias à salvação eterna.

APROVAÇÃO DA DEVOÇÃO REPARADORA DOS PRIMEIROS SÁBADOS

Sua aprovação tornou-se pública pelo Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, a 13 de setembro de 1939, em Fátima. Esta devoção pode ser celebrada, em comunidade ou individualmente.

No caso desta devoção não poder ser celebrada no primeiro Sábado, por algum motivo justo, ausência de padre para confissão ou comunhão pela Santa Missa, poderá ser celebrada no Domingo seguinte, desde que devida- mente autorizada por um sacerdote, tal como Jesus revelou a Lúcia.

“Será igualmente aceite a prática desta devoção no Domingo seguinte ao Primeiro Sábado, quando os meus sacerdotes, por justos motivos, assim o concederem às almas.”

Carta da Ir. Lúcia ao Pe. José B. Gonçalves, SJ, 12 de junho de 1930

“A quem abraçar está devoção, Eu prometo a salvação.”

Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Junho de 1917

A IMPORTÂNCIA DA DEVOÇÃO DOS CINCO PRIMEIROS SÁBADOS
AO IMACULADO CORAÇÃO DA VIRGEM MARIA

Na noite de quinta-feira, 10 de dezembro, logo depois do jantar, a jovem postulante Lúcia, que tinha apenas 18 anos, voltou à sua cela. Foi ali que recebeu a visita de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Escutemos a sua narração2 (escrita na terceira pessoa):

“A 10 de Dezembro de 1925, apareceu-lhe a Santíssima Virgem e, a Seu lado, suspenso numa nuvem luminosa, o Menino Jesus”. A Santíssima Virgem pousou a mão no ombro de Lúcia e, neste momento, mostrou-lhe um Coração cercado de espinhos que tinha na outra mão. Ao mesmo tempo, disse o Menino:

“Tem pena do coração de tua mãe santíssima, que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todo o momento lhe cravam, sem haver quem faça um ato de reparação para os tirar.”

E a Santíssima Virgem disse-lhe:

“Olha, Minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todo o momento me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de me consolar e diz que a todos aqueles que durante cinco meses seguidos, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar, Eu prometo assistir-lhes à hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação”.

CONDIÇÕES DA CONSAGRAÇÃO:

1. Comunhão reparadora

Quer dizer, comunhão sacramental, recebida nas devidas condições e oferecida em desagravo dos pecados contra o Imaculado Coração de Maria.

2. Recitação do Terço

Em espírito de reparação. Esta recitação do terço pode ser antes, depois ou no decorrer da meditação.

3. Meditação de 15 minutos

Sobre os mistérios do Rosário. Pode ser sobre um, sobre vários ou sobre todos.

E, para meditar:

Ler pausadamente a passagem bíblica referente ao mistério. Representar, depois, com o auxílio da imaginação, a cena bíblica como se a estivéssemos vendo e vivendo. Comparar a nossa vida com as lições que Jesus e Maria nos dão nesse mistério. Exortar o nosso coração à contrição pelos pecados com que ofendemos a Deus, e à compaixão para com o Coração Imaculado, pelas blasfêmias e ingratidões com que é ultrajado sem cessar. Colher algum fruto espiritual desta meditação para a nossa vida prática.

4. Confissão reparadora

Isto é, com intenção de reparar o Coração Imaculado de Maria. Deve preceder a comunhão reparadora, mas se tal não for viável pode-se fazer depois, em qualquer dia. Exige-se uma confissão reparadora para cada comunhão reparadora.

5. No primeiro sábado de 5 meses seguidos

À exceção da confissão, que pode ser em outro dia – desde que no próprio sábado se esteja em graça para comungar – os outros atos devem ser cumpridos dentro das 24 horas do 1º sábado de 5 meses seguidos.

Se houver esquecimento de um deles, é preciso começar de novo.

POR QUE CINCO?

Quando a Irmã Lúcia, em oração, pergunta a Nosso Senhor o porquê dos Cinco Sábados, Ele respondeu:

“Minha filha, o motivo é simples: são cinco as espécies de ofensas e blasfêmias proferidas contra o Imaculado Coração de Maria:

  1. As blasfêmias contra a Imaculada Conceição;
  2. Contra a Sua Virgindade;
  3. Contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-la como Mãe dos homens;
  4. Os que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe;
  5. Os que A ultrajam diretamente nas Suas sagradas imagens.

Nota: A confissão se pode fazer durante os sete dias antes ou depois da Comunhão. O Terço (cinco dezenas) se pode rezar em qualquer hora do dia, e a meditação se pode fazer também em qualquer momento conveniente do dia. Pode-se meditar sobre todos os mistérios juntos, ou um só mistério em particular.

VIVAMOS AS MENSAGENS DE FÁTIMA

  1. Arrependendo-nos dos nossos pecados, emendando a nossa vida e vivendo na graça de Deus.
  2. Trajando com modéstia e fugindo aos pecados de impureza, ao luxo e aos divertimentos mundanos.
  3. Praticando a Devoção dos 5 primeiros sábados e da Comunhão reparadora.
  4. Consagrando-nos pessoalmente ao Coração Imaculado de Maria, consagração que deve representar de fato uma doação total e perene a Nossa Senhora.
  5. Entronizando em nossos lares o Coração Imaculado de Maria, como Rainha da Família.
  6. Cumprindo a vontade de Deus na fidelidade aos nossos deveres cristãos, de estado e de profissão, em espírito de penitência pelos nossos pecados, de reparação pelos pecados dos outros e de desagravo ao Coração Imaculado de Maria.
  7. Rezando diariamente o terço, sendo possível em família, como Nossa Senhora nos recomendou em todas as aparições.

Do livro FÁTIMA
pelos Padres Capuchinhos do
Santuário de N.Sra. de Fátima – SP
com aprovação eclesiástica

Rezem o Santo Terço todos os dias
Salve Maria!